No verão é a época de reprodução das espécies, principalmente insetos. Com o calor, o metabolismo dos insetos ficam ativos, eles se reproduzem mais, se desenvolvem e crescem mais rapidamente. Assim a proliferação de insetos é muito maior no verão.
No outono e principalmente no inverno, mesmo em países tropicais como o Brasil, o efeito é oposto. O metabolismo dos insetos fica mais lento, em algumas espécies podem até parar de crescer e se alimentar em condições desfavoráveis. Podemos citar como exemplo o percevejo-de-cama que em temperaturas abaixo de 13°C não ocorre eclosão dos ovos. Podemos citar ainda como exemplo as modificações que ocorrem na colônia de vespas em temperaturas mais frias. No início do outono as futuras rainhas são fecundadas e inicia-se a hibernação. Além disso, todas as operárias morrem e como conseqüência os ninhos secundários ficam vazios.
É neste período em que as populações ficam reduzidas e o metabolismo dos insetos mais lento é hora de atacar! É muito mais fácil exterminar uma colônia de insetos com dezenas do que com centenas, concorda?
Devemos aproveitar este período para dedetizar nossas casas para controlar as populações de pragas para quando chegar o verão não haja uma infestação.
• Roedores
• Pulgas
• Aves como pombos
• Baratas
• Percevejos-de-camas
Como o outono/inverno é a época migratória dos insetos eles tendem a procurar lugares mais quentes e secos para se abrigar. Nossas casas são perfeitas para isto! Lá eles encontraram armários, estantes, sofás, gavetas, enfim uma infinidade de lugares protegidos para que possam se alimentar e se reproduzir.
Existem muitas formas para que estas pragas não entrem em nossos lares, dentre eles o controle por barreiras físicas, culturais e químicas.
• Barreiras culturais
As barreiras culturais são uma série de medidas que podemos adorar para manter nossas residências e seu entorno longe do alcance das pragas ou pelo menos evitar as infestações que nos fazem perder tempo e dinheiro. Neste tipo de barreira temos que nos preocupar em evitar o acesso e eliminar locais de abrigo e as fontes de água e comida. Como medidas podemos citar: Pode árvores e arbustos dos jardins e afaste os vasos de plantas de paredes exteriores da casa. Isso evita que insetos e outros pequenos animais nocivos façam dos galhos e ramos verdadeiras pontes. Procure eliminar as plantas do seu jardim que atraiam insetos que podem se tornar pragas urbanas ou que atraiam as mesmas. Mantenha as paredes de sua casa livres de umidade, Instale e mantenha limpas as calhas evitando que lixo e água se acumule formando abrigos para insetos. Além disso calhas entupidas podem causar danos estéticos e estruturais ao seu telhado, parede e pintura. Armazene as rações de animais de estimação em potes com tampas hermeticamente fechados. Além disso durante as noites retire do chão os vasilhames de comida e água, principalmente se estiverem em ambientes externos e desligue as luzes. Essas medidas além de muitas outras podem ser adotadas no nosso dia-a-dia e evitam que pragas urbanas tenham acesso ao interior de nossas residências.
• Barreiras físicas
Com as barreiras físicas evitamos o acesso das pragas ao interior de nossas casas, comércios e indústrias. É muito importante fazer a manutenção dos lugares que desejamos manter os invasores longe. Verifique as telhas dos telhados, elimine os vãos e fendas entre as portas e o chão, calafete as janelas e portas, bloqueie qualquer tipo de abertura de sua residência. Para evitar a instalação de pragas urbanas elimine também as fendas e rachaduras em muros, paredes, pisos, azulejos, etc. Evitando o acesso e o abrigo as pragas não terão como te incomodar dentro de casa. As espículas são uma ótima solução para o controle de pombos.
• Barreiras químicas
As barreiras químicas devem ser utilizadas como último recurso. Isto porque não são medidas preventivas e sim corretivas. Porém fazer desinsetização, desratização e descupinização preventivas podem ser uma estratégia muito boa na luta contra as pragas urbanas. Contrate uma empresa especializada que poderá realizar com maior êxito esta tarefa. Lembre-se que produtos químicos vendidos no mercado são venenos que podem intoxicar você e sua família. A Control Up possui dispositivos eficientes para abrigar iscas, raticidas e venenos e garantir que crianças e pets não entrem em contato com eles. Clique aqui para conferir.
Dispositivos para controle de pragas: Além de seguir as medidas preventivas, você também pode contar com a ajuda de dispositivos para controle de pragas. Há uma variedade de opções disponíveis, desde armadilhas luminosas para insetos alados até armadilhas para ratos e espículas anti pombos. Esses dispositivos podem ser muito úteis no controle de pragas, especialmente se você já tiver uma infestação em casa.
A Control Up é a maior fabricante de dispostivos desse nicho da América Latina! Somos referência em eficiência e praticidade para controlar pragas. Confira aqui nossas ofertas!
Curtiu esse conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado de Controle de Pragas e as últimas tendências. Nos siga no Instagram!
Produzimos uma ampla linha de produtos especializados para o controle e monitoramento de roedores, insetos e aves.